Atlético-MG volta aos treinos e se reapresenta com reforço e indefinições

Léo Duarte em ação pelo Basaksehir — Atlético-MG volta aos treinos
Léo Duarte em ação pelo Basaksehir, clube que defende há seis temporadas — Foto: Cemal Yurttas/Anadolu via Getty Images

Atlético-MG volta aos treinos nesta segunda-feira às 15h na Cidade do Galo, com o elenco concentrado para um mês de preparação até a retomada do calendário. O retorno ocorre em um cenário de reforço confirmado, saídas já concretizadas e várias indefinições no plantel.

Atlético-MG volta aos treinos

O principal reforço anunciado é o zagueiro Léo Duarte, contratado junto ao Basaksehir, da Turquia, em contrato de três anos e meio. Aos 29 anos, Duarte chega para disputar posição com Ruan Tressoldi, Vitor Hugo, Lyanco e Ivan Román; ele não atua no futebol brasileiro desde 2019.

Hulk homenageado antes de Atlético-MG x Botafogo
Hulk é homenageado antes de Atlético-MG x Botafogo — Foto: Lafaete Vaz / ge

Entre as saídas confirmadas, o atacante Hulk rescindiu seu vínculo com o clube e já foi anunciado pelo Fluminense. A negociação, concluída no início de maio, teve despedida com festa na Arena MRV e encerra a passagem do atacante pelo Galo.

Outra saída recente foi a de Junior Alonso, negociado com o Atlanta United, dos Estados Unidos. Alonso encerra sua jornada no clube com passagem extensa, títulos e participação em temporadas importantes do time.

Indefinições esportivas e contratuais

Há questões em aberto no elenco: o meio-campista Igor Gomes tem contrato até o fim do ano e, a partir de julho, pode assinar pré-contrato com outro clube. Embora esteja fora dos planos do Atlético, até o momento a direção não recebeu propostas formais, apenas sondagens. Igor Gomes se reapresenta normalmente no CT.

O zagueiro Rômulo, emprestado ao Sporting (Portugal) até 30 de junho, tem o empréstimo encerrado e deve retornar ao clube. A diretoria ainda não definiu se vai integrar o jogador ao elenco ou buscar nova saída por empréstimo.

Igor Gomes em partida pela Sul-Americana
Cienciano x Atlético-MG Igor Gomes Sul-Americana — Foto: MIGUEL MARRUFFO / AFP

O clube também tem dúvidas sobre peças com alto custo da folha: Gustavo Scarpa e Dudu surgiram como possíveis saídas, mas os salários elevados dificultam negociações imediatas. Ambos têm contrato até dezembro de 2027 e perderam espaço com o técnico Eduardo Domínguez neste ano.

Prioridades da diretoria e mercado

A direção atleticana busca reforços pontuais: a prioridade é um zagueiro canhoto, além de um primeiro volante e um atacante para compor o elenco. Entre os nomes monitorados, aparece o volante Fred, que pertence ao Fenerbahçe até 2027; a chegada dependeria de condições excepcionais, como rescisão contratual, hipótese pouco provável no momento.

O processo de montagem do elenco para a volta aos jogos tem caráter comedido: a diretoria trabalha com cautela financeira e avalia alternativas antes da abertura das janelas de transferências.

  • Léo Duarte: contratado para a defesa;
  • Hulk: saída confirmada para o Fluminense;
  • Junior Alonso: negociado com o Atlanta United;
  • Igor Gomes e Rômulo: situações em definição;
  • Demandas: zagueiro canhoto, primeiro volante e atacante.

O retorno ao trabalho terá duração de cerca de um mês até o próximo compromisso oficial, quando o Atlético recebe o Bahia na Arena MRV, em 22 de julho. No período, o técnico Eduardo Domínguez pretende ajustar a equipe e avaliar opções diante das mudanças no elenco.

O movimento de reapresentação e preparação também segue em sintonia com atividades paralelas do clube e com a base: o trabalho de integração de jovens já observado nos últimos períodos pode ganhar nova ênfase dependendo das decisões da diretoria e do departamento de futebol. Há relatos e registros recentes dos treinos feitos fora de época, que ilustram a rotina do grupo durante as férias.

Para além do elenco principal, o clube mantém atenção a negociações pontuais e ao mercado nacional — situação que já envolveu ídolos e nomes de peso, como a transferência de Hulk, também coberta em reportagem sobre sua passagem ao Fluminense no guia. A aposta em jovens e a reciclagem de peças do plantel são alternativas citadas pela comissão técnica como caminhos possíveis.

Entre os nomes da base e da relação com Domínguez, temas como aproveitamento de garotos vêm sendo discutidos na rotina do clube e já foram abordados em cobertura que acompanha o aproveitamento de atletas formados internamente no site.

Com foco em ajustar o time para a volta aos gramados, o planejamento nesta fase terá ênfase em preparação física, testes táticos e seminários internos para alinhar expectativas. A retomada oficial do calendário servirá como primeira avaliação do que foi trabalhado na Cidade do Galo.

Para acompanhar mais notícias e bastidores do clube, siga o Guia Esportivo no Instagram.

Fechamento: a reapresentação marca o início de um mês decisivo para o Atlético: com Léo Duarte no elenco, saídas confirmadas e pendências contratuais, o clube trabalha para deixar as indefinições esclarecidas até a retomada das competições.

3 visualizações

Compartilhe:

X
Facebook
Telegram
WhatsApp
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras Notícias
Notícias no E-mail

Reeba todas nossas novas notícias direto no seu e-mail.

plugins premium WordPress