Inter volta aos treinos nesta segunda-feira em Porto Alegre com uma mudança importante na comissão técnica: o clube anunciou a contratação de Guilherme da Costa como coordenador de saúde e performance, além de outras alterações na estrutura de trabalho.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2026/D/T/Ba0BiVSBGjyIcubLDBmA/bernabei.jpg)
Inter volta aos treinos: mudanças na comissão técnica
A reapresentação ocorreu no Centro de Treinamentos Parque Gigante em uma manhã chuvosa. O elenco realizou atividades na academia e no gramado, com trabalhos que incluíram exercícios com bola e avaliação física inicial. Entre os jogadores presentes estavam Alan Patrick, Mercado, Bernabei e Borré; ausências confirmadas foram as de Rochet e Félix Torres, que representam Uruguai e Equador na Copa do Mundo.
A principal alteração comunicada pelo clube foi a chegada de Guilherme da Costa, que atuava no Corinthians desde 2024 e agora assume a função de coordenador de saúde e performance no Beira-Rio. O cargo envolve a coordenação de cuidados médicos, prevenção de lesões e otimização da preparação física dos atletas, funções que o Inter espera ver alinhadas com a metodologia de Paulo Pezzolano.
Outras mudanças e o contexto interno
Além de Guilherme, o clube confirmou a contratação de Rogério Maia como preparador de goleiros e de Eduardo Melgarejo como auxiliar. Em contrapartida, o Inter promoveu quatro saídas na estrutura administrativa e técnica: o gerente de mercado Ricardo Sobrinho, o preparador de goleiros Leonardo Martins, o auxiliar Aparecido Donizete e o auxiliar da preparação física João Goulart deixaram o clube.
A direção justificou as alterações como parte de um ajuste de rotinas e responsabilidades antes da retomada da temporada. A prática de renovar funções na comissão técnica é uma alternativa comum quando há necessidade de atualização nos processos de recuperação e performance ao longo do calendário.
Quem chegou e quem saiu
- Novos nomes: Guilherme da Costa (coordenador de saúde e performance), Rogério Maia (preparador de goleiros) e Eduardo Melgarejo (auxiliar).
- Saídas: Ricardo Sobrinho (gerente de mercado), Leonardo Martins (preparador de goleiros), Aparecido Donizete (auxiliar) e João Goulart (auxiliar de preparação física).
A movimentação também é acompanhada de perto pela necessidade de oferecer opções à comissão técnica do treinador Paulo Pezzolano, que terá a missão de melhorar a campanha do clube no Brasileirão. Atualmente o Inter ocupa a 14ª posição com 21 pontos, um ponto à frente do Vasco, 17º colocado e dentro da zona de rebaixamento.
Internamente, a diretoria mantém conversas avançadas para reforçar o elenco. O clube já tem um acerto com o zagueiro Guillermo Maripán e aguarda o fim do contrato do chileno com o Torino para oficializar a transferência; sobre esse tema, o leitor encontra cobertura relacionada no portal, como nas matérias que detalham a expectativa pela chegada de Maripán e a confirmação do reforço:
Leitura recomendada: Inter volta de férias com elenco praticamente intacto e aguarda Maripán, Guillermo Maripán é reforço do Inter e Inter acerta Guillermo Maripán e reforça defesa.
Planejamento de pré-temporada e calendário
No planejamento imediato, o Inter já definiu dois jogos-treino durante o período de intertemporada: no dia 4 de julho, enfrenta o Coritiba, e uma semana depois recebe o Mirassol. Essas partidas têm caráter preparatório e servirão para ajustes táticos e recondicionamento físico antes da volta do Brasileirão, prevista para a data-base de 22 de julho, quando o Inter enfrentará o Cruzeiro no Beira-Rio.
Os jogos-treino serão aproveitados para integrar os recém-contratados aos métodos da comissão técnica e verificar a condição dos atletas que retornaram das férias. A programação também ajuda a reduzir riscos de lesões ao retornar à rotina de competição.
Impacto imediato e próximos passos
A chegada de um coordenador de saúde e performance visa, em curto prazo, diminuir o número de lesões e melhorar a disponibilidade do elenco para decisões. Inter volta aos treinos com a expectativa de que mudanças na comissão técnica contribuam para um ambiente de trabalho mais coordenado entre departamento médico, preparação física e comissão técnica.
Além da atenção às áreas de preparação e recuperação, a diretoria segue monitorando o mercado em busca de um meio-campista e um atacante, conforme já anunciado pelo clube. Qualquer novo reforço será avaliado sob o ponto de vista de adaptação rápida ao sistema de Pezzolano e do impacto imediato na tabela.
O clube também divulgou fotos e materiais institucionais da reapresentação, com registros dos profissionais presentes no CT. A cobertura seguirá atualizada à medida que houver comunicados oficiais sobre contratações e a confirmação de datas de treinamentos abertos à imprensa.
Fechamento: a reapresentação e as alterações na comissão técnica marcam um momento de ajuste para o Inter, que busca estabilizar o desempenho até a retomada do Brasileirão e reforçar o elenco para a sequência do campeonato.
Para acompanhar mais notícias e bastidores do esporte, siga o Guia Esportivo no Instagram.
1 visualizações



