Grupo do Grêmio fica reduzido entre saídas, lesões e convocados

Grupo do Grêmio: Arthur é ausência na reapresentação
Arthur é a principal ausência no elenco gremista no segundo semestre. — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O grupo do Grêmio que se reapresentou nesta quarta-feira voltou ao CT com um quadro mais enxuto: saídas confirmadas, atletas lesionados e jogadores convocados para seleções reduziram o número de opções disponíveis ao técnico Luís Castro. A situação afeta planejamento e fiscalização física do elenco para a sequência da temporada.

Marlon volta a correr no gramado após a lesão
Marlon voltou a correr no gramado após a grave lesão. — Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio FBPA

Grupo do Grêmio: elenco disponível e ausências

Entre as sete ausências apontadas pelo clube estão as saídas de Arthur e André Henrique, lesões de atletas do departamento médico e convocados para a Copa do Mundo. Arthur teve sua saída confirmada e retorna à Juventus, da Itália; André Henrique foi negociado com o futebol turco. Também não estão à disposição o goleiro Weverton e o zagueiro Balbuena, que seguem com suas seleções no Mundial.

Lesões e recuperação

O lateral-esquerdo Marlon é a principal preocupação entre os lesionados. Após cerca de três meses desde a intervenção médica, o jogador voltou a correr ao redor do gramado e trabalha em fase de transição. “Estando tudo certo, vou poder, depois da folga da Copa do Mundo, começar a treinar com a equipe”, declarou o atleta em entrevista divulgada pelo clube.

Além de Marlon, aparecem na lista de recuperação o zagueiro Luís Eduardo e o atacante Pavón, ambos com lesões de grau dois na musculatura posterior da coxa, sofridas na partida contra o City Torque, em 26 de maio. O clube também informou que Gustavo Martins tem participação no processo de recuperação e que um jovem do elenco antecipou a reapresentação para acelerar a volta aos treinos.

Como o clube tem lidado com a situação

Com menos peças disponíveis no início do período, a direção gremista mantém acompanhamento individualizado dos profissionais no CT e monitora alternativas no mercado. A diretoria trabalha com a ideia de reforços pontuais e controle de gastos, conforme o planejamento financeiro apresentado pela área, ao mesmo tempo em que avalia vendas que possam equilibrar o orçamento.

O clube já traçou um plano para substituir Arthur sem pressa por uma contratação de impacto imediato e prioriza a adequação orçamentária. A necessidade de ajustar contas também está presente em análises mais amplas sobre a folha — assunto que já rendeu reportagens sobre possíveis atrasos e reorganização salarial no clube, como mostra a cobertura sobre crise financeira relatada recentemente.

Ao mesmo tempo, o departamento técnico organiza calendário e amistosos para manter o ritmo de jogo. Há partidas previstas para a intertemporada, com adversários e datas em negociação — já houve confirmações e tratativas para confrontos preparatórios nesta janela, incluindo jogos que devem compor a retomada das atividades do elenco.

Composições e opções

Com o grupo do Grêmio reduzido, a avaliação do elenco levou o clube a considerar posições prioritárias: a lateral-direita permanece como demanda desde o início do ano, e apesar da saída de Arthur o meio-campo não figura como prioridade imediata para reposição, embora um meia de criação esteja em pauta para um momento posterior.

A relação de atletas à disposição de Luís Castro, conforme divulgação do clube, segue abaixo. A lista mostra as opções para montagem dos treinos e a adaptação tática que o treinador terá de promover nos próximos dias.

  • Goleiros: Gabriel Grando, Thiago Beltrame e Gabriel Menegon
  • Laterais: Pedro Gabriel, Caio Paulista, João Pedro e Marcos Rocha
  • Zagueiros: Kannemann, Viery, Wagner Leonardo e Gustavo Martins
  • Meias: Noriega, Nardoni, Leo Pérez, Monsalve, Riquelme, Roger, Tiaguinho, Villasanti, Willian e Dodi
  • Atacantes: Amuzu, Braithwaite, Carlos Vinícius, Gabriel Mec, Enamorado e Tetê

O elenco atual dá ao técnico alternativas para treinos e formações, porém impõe cuidados no uso de atletas que retornam de lesão e no planejamento de minutos para quem vem jogando com frequência. A comissão técnica tem calendário, avaliação física e testes como ferramentas para definir os primeiros jogos da retomada.

Possíveis saídas e observados

Além de buscar reforços pontuais, a diretoria vê as saídas como parte da estratégia para equilibrar as contas. Jogadores como Viery e Gabriel Mec aparecem no radar de clubes europeus, enquanto outros atletas com menor espaço no elenco podem ser negociados dependendo das propostas. O processo de vendas, segundo fontes ligadas ao clube, será conduzido com prioridade por receitas que minimizem o impacto esportivo.

O CT também vem recebendo intervenções em infraestrutura e ajustes para suportar o trabalho de fisiologia e reabilitação — iniciativas que compõem o esforço do clube para reduzir riscos de recorrência e otimizar o retorno de atletas lesionados. Para mais detalhes sobre as melhorias na estrutura, há cobertura sobre o CT Luiz Carvalho e as mudanças implementadas nos últimos meses.

Em resumo, o grupo do Grêmio segue em processo de ajuste: com saídas confirmadas, atletas em recuperação e convocados no Mundial, a perspectiva é de reforços pontuais e movimentações no mercado para compor a equipe até a retomada completa das competições no segundo semestre.

Para acompanhar mais notícias e bastidores do clube, siga o Guia Esportivo no Instagram.

1 visualizações

Compartilhe:

X
Facebook
Telegram
WhatsApp
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras Notícias
Notícias no E-mail

Reeba todas nossas novas notícias direto no seu e-mail.

plugins premium WordPress