O Grêmio registrou a volta aos treinos nesta segunda-feira com o retorno de Amuzu, Gabriel Mec, Villasanti e Noriega ao gramado do CT Luiz Carvalho, em atividade realizada sob chuva e frio.
Volta aos treinos: quem retornou e como foi o trabalho
Os quatro atletas citados já haviam participado de atividades no sábado, mas não tinham ocupado integralmente os treinos no campo. Na segunda, o quarteto completou a sessão com o restante da equipe, num trabalho comandado pela comissão técnica que busca ritmo antes da sequência de amistosos e da Sul-Americana.
Integração e situação do elenco
Além dos quatro, o atacante Roger voltou a integrar as atividades após acompanhar o nascimento do filho na semana passada. O retorno dos jogadores reforça a preparação do time, embora o clube ainda mantenha três atletas no departamento médico: o lateral-esquerdo Marlon, que se recupera de fratura no tornozelo direito e já voltou a correr; o zagueiro Luis Eduardo; e o atacante Pavon, ambos em tratamento por questões musculares.
A confirmação da volta aos treinos do quarteto acontece em um momento de definição de elenco, após a saída do volante Arthur ter sido confirmada na semana passada. O clube, agora, ajusta opções no meio de campo para a sequência da temporada.
Próximos compromissos e preparação
O calendário próximo traz amistosos que serão usados como testes pela comissão técnica. No próximo sábado, o Grêmio enfrenta o Cascavel, em jogo marcado no interior do Paraná. Em julho, estão previstos encontros com a Chapecoense, no dia 5, e com o Cruzeiro, no dia 12. Ainda no fim do mês, o Tricolor terá pela frente o Bolívar, pelos playoffs da Copa Sul-Americana.
- Amistoso: Cascavel — próximo sábado
- Amistoso: Chapecoense — 5 de julho
- Amistoso: Cruzeiro — 12 de julho
- Playoffs Sul-Americana: Bolívar — fim de julho
Esses compromissos ganham importância com a volta aos treinos dos jogadores que vinham sem atividades completas, permitindo ao técnico Luís Castro avaliar opções e dar ritmo aos atletas antes das partidas oficiais.
Impacto no elenco e observações médicas
Com Marlon em fase final da recuperação da fratura no tornozelo direito — já realizando corridas —, e com Luis Eduardo e Pavon em tratamento muscular, a comissão técnica mantém atenção na gestão de cargas e na prevenção de novas contusões. A rotina no CT Luiz Carvalho também inclui trabalhos específicos para manutenção da forma física e exercícios táticos, em espaços reduzidos, quando o tempo não permite atividades de campo.
O retorno de Amuzu, Gabriel Mec, Villasanti e Noriega ao campo ajuda a ampliar as opções para treinos táticos e jogos-treino, cenário que será acompanhado de perto pela diretoria, que já trabalhava ajustes de elenco desde a confirmação da saída de Arthur — tema abordado pela diretoria em discussões recentes sobre reposição e prioridades no mercado.
Para entender o contexto do momento no elenco, o leitor pode conferir a reportagem sobre o grupo do Grêmio que ficou reduzido entre saídas, lesões e convocados e a matéria que detalha o plano do clube para substituir Arthur e priorizar reforços pontuais.
O Centro de Treinamento também tem passado por melhorias; para quem acompanha a estrutura do clube, há informações disponíveis sobre as obras e ampliação de campos no CT Luiz Carvalho, ponto de apoio das atividades que incluem agora o retorno efetivo do quarteto.
O que observar nas próximas semanas
Nas próximas sessões de trabalho e nos amistosos programados, a tendência é que a comissão técnica use os jogos para avaliar a condição física dos jogadores que voltaram ao gramado e testar combinações de ataque e meio-campo, já sem Arthur no elenco. A importância desses testes aumenta diante do calendário oficial que se aproxima, com partidas que exigirão ritmo e entrosamento.
Resumindo, a volta aos treinos representa, sobretudo, a possibilidade de ampliar as opções de Luís Castro e retomar uma rotina mais próxima do ideal para a preparação física e tática do time.
Resumo prático
- Quarteto retornou ao campo e participou do treino completo.
- Roger reapareceu nos trabalhos após o nascimento do filho.
- Três atletas seguem em tratamento no departamento médico.
- Amistosos e a Sul-Americana serão testes-chave nas próximas semanas.
Para acompanhar mais notícias sobre o clube e atualizações do dia a dia do Grêmio, siga as reportagens e atualizações do portal.
Para acompanhar mais notícias e bastidores do esporte, siga o Guia Esportivo no Instagram.
1 visualizações



