Santos treina sem quatro jogadores desde a reapresentação do elenco no CT Rei Pelé; Zé Ivaldo, Mayke, Zé Rafael e Tomás Rincón foram informados de que não fazem parte dos planos e estão liberados para buscar novo clube enquanto mantêm a forma nas instalações do clube.
Santos treina sem quatro: situação dos jogadores
Os quatro atletas não participaram da reapresentação após 21 dias de férias e foram comunicados internamente sobre a decisão da diretoria e da comissão técnica. O clube colocou à disposição do grupo a estrutura do CT Rei Pelé para que realizem exames, trabalhos físicos e mantenham a rotina até a definição de destino.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2026/6/j/WajBnHR7OTDc33F0aWMQ/55351156476-b90a100f4f-k.jpg)
Quem são os liberados
- Zé Ivaldo — não jogava desde 5 de abril, quando foi titular na derrota para o Flamengo pelo Brasileirão.
- Mayke — teve mais oportunidades, mas enfrentou críticas da torcida; chegou a ser vaiado na derrota para o Coritiba e foi substituído ainda no primeiro tempo.
- Zé Rafael — pediu para treinar separado desde o fim de maio e deixou de ser relacionado por Cuca antes da pausa para a Copa do Mundo.
- Tomás Rincón — atuou pela última vez em 25 de abril, no empate com o Bahia pelo Campeonato Brasileiro.
A decisão de liberar o quarteto segue a prática comum em janelas de transferências: o clube busca negociar os contratos e reduz o elenco enquanto os atletas buscam novas oportunidades. Enquanto isso, os profissionais permanecem à disposição do departamento médico e do Núcleo de Saúde para avaliações e manutenção de condicionamento.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2026/B/o/vN1BSFTrqiKPzufTItqQ/55350224237-edf4901af1-k.jpg)
Avaliações físicas, grupos e programação
Ao chegarem ao CT, os jogadores foram submetidos a uma bateria de exames médicos, avaliações fisiológicas e testes físicos. Segundo o coordenador do Núcleo de Saúde, Rodrigo Zogaib, a reapresentação foi organizada em sete subgrupos de quatro atletas para garantir que todas as avaliações fossem concluídas entre segunda e terça.
“Fizemos uma divisão de sete subgrupos com quatro atletas cada para conseguir realizar todas as avaliações entre hoje (segunda-feira) e terça”, explicou Zogaib em entrevista ao site do clube. Mesmo com os testes, parte do elenco já iniciou trabalho em campo, de forma gradual.
O clube adotou uma programação com treinos em dois períodos na terça, quarta, quinta e sexta; e horários pela manhã no sábado e no domingo, visando retomar o ritmo sem sobrecarregar os atletas após o período de descanso.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2026/U/Y/QgUWaSRtyh6WjAGXudTw/55351156166-e351d3de18-k.jpg)
Recuperados e transição
O clube informou que os meios João Schmidt e Gabriel Menino, além do meia-atacante Thaciano, concluíram a recuperação de problemas musculares e já fizeram transição no gramado do CT Rei Pelé. A retomada gradual visa reduzir o risco de novas lesões, um tema destacado por Zogaib ao justificar a intertemporada mais longa.
O coordenador também citou que o Paulista teve início mais cedo por causa da Copa do Mundo, com curta pré-temporada, e que o índice de lesões entre abril e maio foi elevado. Por isso, o período de mais de 20 dias servirá para um preparo físico mais adequado, mesmo com uma sequência apertada de jogos prevista pela frente.
No contexto administrativo e de estrutura, o Santos segue com projetos e desafios que afetam as decisões do clube: há planos de ampliação da Vila Belmiro e debates sobre a gestão e finanças. Recentemente o clube iniciou obras de ampliação da Vila Belmiro, um projeto com estimativa de investimento, que pode ser acompanhado na cobertura local sobre a ampliação da Vila Belmiro.
Ao mesmo tempo, o histórico de finanças do clube segue no noticiário; relatórios e análises sobre a situação econômica do Santos estão disponíveis, com informações públicas sobre dívidas e medidas em curso — um resumo da situação foi publicado na cobertura sobre a dívida do Santos. Também há movimentações legais envolvendo o CT e terrenos que foram matérias de reportagens recentes, como a questão da suspensão do leilão do CT.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2026/u/e/NAnUchRdeyyOubtljCzQ/55351314163-b93d7511a0-k.jpg)
Como segue a temporada
Com o elenco em processo de readaptação e a janela de transferências ativa, o Santos treina sem quatro atletas que serão negociados, ao mesmo tempo em que organiza a preparação para a sequência da temporada. A comissão técnica e o departamento físico buscam equilibrar a retomada com a prevenção de novas lesões.
O clube finaliza as avaliações nesta terça-feira e, a partir daí, terá um panorama mais claro sobre o condicionamento do grupo e sobre a lista de possíveis reforços ou saídas. Enquanto isso, a diretoria trabalha para encaminhar as negociações dos atletas liberados.
Para acompanhar o dia a dia do Santos na preparação e as próximas decisões do clube, o canal de cobertura local e comunicados oficiais do clube seguem sendo as fontes mais confiáveis.
Para acompanhar mais notícias e bastidores do esporte, siga o Guia Esportivo no Instagram.
1 visualizações



