Léo Condé no Remo aproveitou a pausa do calendário por causa da Copa do Mundo para observar seleções e buscar referências que possam ser adaptadas ao trabalho com o elenco azulino durante a intertemporada.
Léo Condé no Remo e as inspirações da Copa do Mundo
O treinador reapresentou o grupo no Baenão e disse ter usado parte dos 15 dias de folga previstos pela diretoria para acompanhar o torneio e analisar tendências táticas. Para Condé, a experiência internacional serve como laboratório: camadas de observação sobre intensidade, construção e organização defensiva podem ser levadas para a rotina do clube.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2026/f/S/flcDhbRDOaCKSgXz41Uw/kaen-reu1.jpg)
Observações táticas e seleções em destaque
Na avaliação do técnico, seleções como França e Inglaterra chamaram atenção por diferentes motivos: a França pela geração de jogadores e a Inglaterra pela intensidade nas transições. Os Estados Unidos também foram citados pelo ritmo de jogo apresentado, enquanto o desempenho de Marrocos foi observado pela dinâmica de construção, com laterais que aportam por dentro.
Essas referências ajudam a compor a preparação física e tática em um clube que, como o Remo, precisa ajustar detalhes práticos para competir em torneios nacionais. Condé ressaltou que nem todas as movimentações das seleções são replicáveis de forma literal, mas que é possível adaptar conceitos e exercícios para a realidade do clube.
O preparador e a comissão técnica costumam usar esse tipo de observação para desenhar atividades que preservem a identidade do time e, ao mesmo tempo, incorporem novidades que melhorem desempenho em aspectos pontuais, como compactação defensiva e transição ofensiva.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2026/P/v/CQi3vAQSqK5qBA93b4qw/gettyimages-2281568905.jpg)
Como a observação vira trabalho prático
Na sequência de treinos, Léo Condé no Remo pretende testar variações de marcação e saída de bola que reflitam parte das soluções vistas na Copa. Entre as iniciativas previstas estão exercícios de compactação por linhas, saídas rápidas em transição e trabalho específico com laterais, inspirados nas soluções que funcionaram em partidas internacionais.
A comissão técnica também programou avaliações físicas e táticas para que os jogadores assimilem essas propostas sem comprometer o rendimento durante a retomada da temporada. O período de intertemporada será usado para consolidar rotinas e corrigir pontos observados ao longo do primeiro semestre.
Calendário e amistosos
O clube inicia, a partir desta semana, quatro semanas de atividades intensas, com três amistosos previstos — dois em Belém e um em São Paulo — e preparação voltada ao retorno do Campeonato Brasileiro.
- 20 de junho a 21 de julho: reapresentação no Baenão e três amistosos;
- 22 de julho (data-base): retorno oficial aos gramados contra o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro;
- 1º de agosto: oitavas de final da Copa do Brasil contra o Santos.
Essa rotina ainda dialoga com movimentações internas do clube fora de campo, como projetos e ações institucionais mantidos pela diretoria. Em outra iniciativa recente, o Remo promoveu uma oficina relacionada a finanças do futebol em parceria com a CBF, reforçando o foco na profissionalização do clube em ações de governança.
No aspecto técnico, o trabalho com jogadores segue paralelo aos cuidados individuais de cada atleta: referências e rotinas de preparação física foram mantidas mesmo durante o período de folga por profissionais como Mayk e outros atletas que aproveitaram a pausa para se manter ativos conforme relatos.
Entre os nomes do elenco, o clube também acompanha a evolução de atletas que retornam de férias ou que mantêm treinamentos específicos — como o caso do artilheiro Alef Manga, que seguiu treinos durante a folga em preparação para a sequência do ano.
O que esperar da retomada
Com a volta às atividades, a expectativa é que Léo Condé no Remo consiga consolidar ao menos parte das ideias testadas enquanto acompanhava a Copa. A prioridade segue sendo oferecer ao time ferramentas táticas e físicas que aumentem a competitividade nas próximas partidas do Brasileiro e na Copa do Brasil.
O trabalho nos próximos dias terá foco em intensidade, transição e organização defensiva — temas diretamente associados às seleções observadas — sem, no entanto, perder a identidade do clube, construída com características próprias ao longo da temporada.
Para acompanhar com detalhe a rotina do clube e próximos passos na preparação, acompanhe as publicações do clube e as atualizações na agenda esportiva.
Para acompanhar mais notícias e bastidores do esporte, siga o Guia Esportivo no Instagram.
1 visualizações



