Arboleda São Paulo divulgou um vídeo nas redes sociais nesta terça e pediu desculpas pelo sumiço de quase um mês do São Paulo, afirmando que enfrentou um quadro de depressão e explicando por que viajou ao Equador antes de retornar ao clube.
Arboleda São Paulo se manifesta e é reintegrado
No vídeo, o zagueiro reconheceu o erro, pediu perdão à torcida, à diretoria e aos companheiros e relatou que vinha passando por um “mau momento pessoal”. Conforme ele mesmo relatou, a decisão de viajar ao Equador foi tomada de forma repentina: após um treino e a convocação para o jogo contra o Cruzeiro, Arboleda disse que se sentiu “muito sozinho” e resolveu viajar.
O episódio ocorreu após o jogador não se apresentar para a partida contra o Cruzeiro, no dia 4 de abril. Depois de reapresentar-se e treinar à parte, Arboleda acabou sendo reintegrado ao elenco nesta semana e volta a treinar com o grupo, podendo ser utilizado pelo técnico Dorival Júnior.
O relato do jogador
No depoimento público, Arboleda afirmou que nunca falou sobre a situação com a família ou com pessoas próximas, e reconheceu que esse isolamento foi um erro. Segundo ele, o tratamento com especialistas começou recentemente e devolveu-lhe a vontade de jogar futebol.
Ele também lembrou os nove anos de vínculo com o clube e a pressão natural de atuar por uma instituição do porte do São Paulo, mas disse que o problema foi acumulado ao longo do tempo. Arboleda pediu uma nova oportunidade para seguir ajudando o clube.
Sequência do caso e decisões do clube
Desde o início de maio, o equatoriano vinha treinando separado do elenco, após o episódio. Perto do prazo para uma possível rescisão por justa causa, Arboleda reapresentou-se e permaneceu treinando à parte até a decisão pela reintegração.
Antes da mudança de direção na gestão do futebol, o então executivo Rui Costa havia declarado que o jogador não seria reintegrado. A saída do dirigente alterou o cenário e abriu espaço para que a comissão técnica voltasse a considerar o defensor, especialmente diante de dificuldades na defesa.
O técnico Dorival Júnior, desde a chegada, não se opôs à ideia de reintegrar Arboleda e, com problemas na zaga, cogitou utilizá-lo na sequência da temporada.
Contexto e repercussão
O caso gerou movimentações no mercado: a reportagem original registrou que a única proposta formal recebida pelo São Paulo foi do Vitória, que não agradou às condições do clube. Houve também interesse do Santos, mas as conversas não avançaram. A situação do jogador no clube e as propostas externas foram fatores considerados na avaliação da diretoria.
Para quem busca mais contexto sobre as negociações e a possibilidade de retorno ao time, a cobertura local já tratou da reintegração de Arboleda e da movimentação de clubes como o Santos interessado no defensor. Há também material sobre episódios anteriores na carreira e na seleção do Equador, que ajudam a contextualizar o momento do jogador: o afastamento da seleção do Equador.
Linha do tempo resumida
- 1º de março: último jogo como titular pelo São Paulo, contra o Palmeiras, pelo Paulistão.
- 21 de março: última atuação no Brasileirão, também contra o Palmeiras.
- 4 de abril: não se apresenta para o jogo contra o Cruzeiro e viaja ao Equador.
- Início de maio: treina separado ao reapresentar-se ao clube.
- Junho: reintegração ao elenco e retorno aos treinos com o grupo.
Arboleda São Paulo aparece agora na rotina do CT com a possibilidade de ser aproveitado pelo treinador, desde que o departamento técnico entenda que o atleta esteja condicionado e disponível para competir.
O papel do apoio e do tratamento
O próprio jogador destacou que iniciou tratamento com especialistas e que precisa, no futuro, dialogar mais com pessoas próximas para evitar novos episódios. A repercussão do caso também reacende a discussão sobre saúde mental no futebol, tema que clubes e entidades têm tratado com crescente atenção.
Arboleda São Paulo disse que já se sente melhor e que a experiência o levou a reconhecer erros e pedir perdão. Ele afirmou estar 100% focado em treinar para quando for chamado pelo treinador.
Em entrevista e na mensagem pública, o defensor reforçou o pedido de desculpas e disse que quer retribuir a confiança do clube que o acolheu há nove anos.
O que vem a seguir
Do ponto de vista esportivo, a expectativa é de que Arboleda volte a treinar com o grupo e passe a ser opção no elenco. A comissão técnica e a diretoria acompanharão a evolução do atleta nos treinos e nas avaliações físicas e psicológicas antes de decidir pela utilização em jogos oficiais.
Para acompanhar o desenvolvimento do caso e próximos passos no São Paulo, a cobertura seguirá atualizada com informações oficiais do clube.
Para acompanhar mais notícias e bastidores do esporte, siga o Guia Esportivo no Instagram.
1 visualizações


