Santos desiste de intertemporada em Portugal e planeja amistosos no Brasil

Elenco do Santos em treino no CT Rei Pelé — intertemporada em Portugal
Elenco do Santos durante treino no CT Rei Pelé — Foto: Raul Baretta/ Santos FC

Sem a intertemporada em Portugal, o Santos estuda a realização de amistosos no Brasil antes de retomar as competições do semestre; a mudança visa ajustar a pré-temporada ao novo calendário e preparar a volta ao Campeonato Brasileiro.

Impacto da intertemporada em Portugal no planejamento santista

O plano inicial do clube previa viagem ao continente europeu no início de julho, com amistosos marcados contra Gil Vicente e Vitória de Guimarães, um jogo-treino diante do Santa Clara e negociações por um confronto contra o Benfica. A intenção era usar a intertemporada em Portugal para intensificar a preparação física e o ritmo de competição do elenco.

A alteração aconteceu depois que a CBF sinalizou a possibilidade de antecipar a partida contra o Botafogo, em função da reorganização do calendário por conta do playoff da Copa Sul-Americana. Como o Santos tem compromisso pela Sul-Americana contra o Universidad Central, da Venezuela, no dia 21 de julho, o confronto pelo Brasileiro acabou marcado para 16 de julho — situação que inviabilizou a permanência prolongada em Portugal.

Cronograma e alternativas no Brasil

Com a mudança, o departamento de futebol passou a estudar um cronograma de treinos e amistosos em território nacional. O presidente Marcelo Teixeira confirmou que a comissão técnica e a organização do cronograma discutiram a cancelamento da viagem e avaliaram formatos de preparação aqui mesmo no país.

“Por ser uma viagem internacional, com uma duração mais longa, a comissão técnica entendeu em comum acordo. Nós conversamos, também, com o organizador, que teve a iniciativa principal. Era importante. Nós tínhamos previsto um número de jogos amistosos e treinos, que foi pedido pela comissão técnica. Mas com a antecipação das datas não teríamos como permanecer em Portugal para que o organizador realizasse os jogos”, disse Teixeira ao confirmar a mudança.

A comissão técnica planeja aproveitar os 24 dias entre o retorno das férias e o primeiro jogo da volta da temporada para aprimorar a forma física e colocar o time em ritmo de competição. Segundo Rodrigo Zogaib, coordenador do Núcleo de Saúde, a intertemporada em Portugal ofereceria um preparo específico para reduzir risco de lesões — objetivo que a equipe buscará replicar com trabalhos intensivos no Brasil.

O clube pretende ajustar a rotina de treinamentos com foco no condicionamento e em partidas-treino que simulem o ritmo de jogos oficiais. A ideia é equilibrar cargas físicas, atividades táticas e testes práticos, sem comprometer a recuperação dos atletas após o período de férias.

Relação com a sequência de competições

A antecipação da partida pelo Campeonato Brasileiro é reflexo da complexidade que provoca um ano de Copa do Mundo e de competições continentais simultâneas. O Santos, que terá compromissos no torneio sul-americano, precisou reorganizar logística e preparação.

Além do aspecto técnico, a opção por amistosos no Brasil reduz o tempo de viagem e o desgaste da delegação, fatores importantes quando os jogos oficiais ocorrem em curto espaço de tempo. O clube já vinha monitorando a situação administrativa e financeira do elenco — assunto relacionado às conversas sobre transfer ban que têm preocupado a diretoria — e agora foca em alternativas internas para assegurar a melhor sequência possível.

Em paralelo, o Santos segue com projetos fora de campo, como a ampliação da Vila Belmiro, iniciativa que o clube considera estratégica para infraestrutura e imagem institucional.

Intertemporada em Portugal: opções e próximos passos

Ainda não há calendário fechado de amistosos no Brasil. A diretoria analisa adversários e locais de jogos que permitam foco técnico, menor deslocamento e simulação de situações de jogo. O departamento de futebol afirma que pretende montar um bloco de exercícios e partidas que substitua de forma eficiente o trabalho que seria realizado durante a intertemporada em Portugal.

  • Reaproveitamento dos 24 dias entre férias e retorno do Brasileiro;
  • Combinação de treinos intensivos e jogos-treino locais;
  • Atenção especial à prevenção de lesões, orientada pelo Núcleo de Saúde.

O cenário será acompanhado de perto pela comissão técnica até a definição dos confrontos e da logística. Enquanto isso, o elenco mantém atividades no CT Rei Pelé e a direção busca alternativas para que a mudança de planos não prejudique o desempenho da equipe no restante da temporada.

O episódio também reforça a necessidade de flexibilidade no planejamento de clubes em anos com competições internacionais e grande movimentação no calendário.

Para contextualizar a situação administrativa e esportiva, o leitor pode consultar a reportagem sobre o transfer ban que preocupa o presidente Marcelo Teixeira e a cobertura da ampliação da Vila Belmiro. A preparação atual do elenco também foi tema no texto sobre o clube que treinou sem quatro jogadores e liberou atletas.

Com a definição dos amistosos nacionais, a diretoria promete anunciar a programação oficial e a sequência de treinos. Até lá, a prioridade é reduzir o risco de lesões e ajustar a forma física para a retomada das competições.

Para acompanhar mais notícias e bastidores do esporte, siga o Guia Esportivo no Instagram.

1 visualizações

Compartilhe:

X
Facebook
Telegram
WhatsApp
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras Notícias
Notícias no E-mail

Reeba todas nossas novas notícias direto no seu e-mail.

plugins premium WordPress